1 2 3 4

Privacidade Digital

domingo, 21 de abril de 2013
Estamos vivendo em um período em que chamo de “Revolução Digital da Informação”, atualmente a forma em que interagimos com a sociedade esta cada vez mais relacionada a mídias digitais, redes sócias, e-mails e SMS entre outros meios de comunicação da atualidade. Essas mídias surgiram e se desenvolveram com uma velocidade acelerada se comparado a evolução do mundo físico, e por esse motivo estão encontrando brechas nas leis e nas mentalidades das próprias pessoas. 

Acredito que não seja de conhecimento das massas que serviços como Facebook, Google, Twitter, Yahoo ... Em suma serviços gratuitos que são utilizados por todos e em todos os lugares, compartilham muitas informações sobre você, pois sem ter muita noção e as vezes até sem opção, você entrega suas informações de bom grado, para você pode parecer legalzinho ficar falando explicitamente de sua vida particular em redes sócias, mas agora pare para pensar, o objetivo de todas as organizações é obter lucro, vivemos em um mundo capitalista regido por leis capitalistas. 

Essas empresas filtram e associam informações sobre quem é você, do que você gosta, com que tipo de pessoas você interage, seus meios de comunicação, tudo isso é arquivado em um grande banco de dados, essas informações são produto de negociação no mercado, por exemplo: Como você acha que empresas descobrem seu e-mail para lhe enviar Spam, como você acha que a concorrência descobre seu número de telefone para fazer marketing? Essas informações são concedidas pelas redes sócias, empresas de telefonia, bancos e outras empresas que possuem seu registro. 

Vou dar um exemplo pessoal que eu tive há algum tempo atrás; Eu moro em uma cidade no interior de São Paulo e usava a uma operadora de celular, e ela junto a uma prestadora de cartão mais um banco conhecido, lançaram um serviço que estava em teste aqui na cidade, na mesma semana que o serviço começou a operar, o tal Banco me ligou me oferecendo benefícios para mudar de bandeira. Ai eu te pergunto como eles descobriram meu número, meu nome e outras informações?? Simples, meus dados assim como o de vários outros clientes da operadora de celular fazia parte do acordo com o banco. Esse é um exemplo simples que mostra a venda/troca de informações que envolve sua privacidade.

Atualmente pode não ser muito relevante este tipo de trafego de informação, pois temos nossa liberdade de expressão garantida na medida das leis locais, porém não sabemos como será o futuro, vou citar como exemplo a empresa google, na minha humilde opinião o foco da empresa atualmente e coletar informações sobre tudo e todos, o Street View, possui um banco de dados gigante com informações sobre os lugares, eles tem uma tecnologia de escancear, identificar e alterar os rosto das pessoas e as placas dos automóveis, só que essa mesma tecnologia pode ser usadas para filtrar lugares que pode ser de interesse da empresa, o Google Now ou Google Search, coleta uma série de informações sobre você e sobre os lugares em que você frequenta para que na hora que você for usar o aplicativo ele lhe mostrar aquilo que você quer ver, mas isso também pode ser usado para identificar o ambiente e as pessoas que você se relaciona.

Para finalizar vou dizer uma frase tirada do livro 1984 de George Orwell, “O Grande Irmão está olhando em você “, analogamente é a mesma coisa só que ainda de forma passiva, tenha certeza de que se você não está pagando por um serviço, provavelmente você é o produto.




 

©Copyright 2013 @Mundo Inútil | TNB